15 dicas para você ter um currículo perfeito - Blog - Aluno Bolsista

15 dicas para você ter um currículo perfeito

21/09/2016

15 dicas para criar o currículo perfeito.
.
Ainda existem vários mitos quando o assunto é o currículo, tipo: 
Com capa ou sem capa? Currículo ou Curriculum Vitae? Com documento ou sem? E a foto, precisa?
.
Para resolver estes e outros dilemas, segue as 15 dicas para o currículo perfeito e de brinde, um modelo pronto para você baixar preencher o seu. :)
.
1. Você fala português e não latim, portanto, o ideal é usar “Currículo” e não “Curriculum Vitae”
.
2. Evite colocar capa no seu currículo, as empresas não gostam de acumulo de papel, seja prático
.
3. Os dados pessoais são as primeiras informações que devem aparecer, para que a empresa identifique e tenha uma rápida visão do candidato.
.
4. Não há necessidade de preencher todos os documentos, a não ser que a empresa tenha exigido isso, geralmente apenas CPF.
.
5. Atualmente ter um e-mail pessoal é muito importante, porém, evite e-mails do tipo "ninagatinha@provedor.com", seja mais formal na escolha do seu.
.
6. Sempre informe um objetivo, ou seja, as áreas de interesse no futuro trabalho, seja sincero nas escolhas.
.
7. Ao informar suas qualificações, lembre-se de que é um resumo. Destaque no máximo quatro principais qualificações adquiridas em experiências de trabalho formais e informais.
.
8. Na escolaridade, ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, se possível, informando curso, Instituição de Ensino, ano de conclusão ou ano de início e término.
.
9. Nas experiências Profissionais, mencione o nome da empresa, funções desempenhadas e o período em que trabalhou por lá.

10. Ao citar idiomas, detalhe seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas.
.
11. Inclua os treinamentos e cursos que já participou, lembrando de dar ênfase aos que tenham afinidade com a futura área de atuação.
.
12. No final coloque as considerações finais, aproveite esse espaço para valorizar atividades exercidas por você no meio acadêmico, profissional e social, além de observações que se façam necessárias, como por exemplo: disponibilidade para viajar, salário desejado (se necessário, claro).
.
13. Número de páginas: O currículo deve ter 01 página para profissionais em início de carreira e 02 para profissionais mais experientes.
.
14. Foto, usar ou não usar? Pense assim: seres humanos são naturalmente visuais, por isso, as empresas preferem que o currículo tenha foto, mas não é uma obrigação. Nesse caso, use o bom-senso ao escolher a foto (self com beijinho não vale).
.
15. Tenha cuidado com o português, esse aspecto é extremamente relevante. Use um corretor ortográfico, revise a digitação ou peça para pessoas mais experientes revisarem o conteúdo.
.
Baixe um modelo aqui -> http://migre.me/sJkDf
.
Grande abraço e nos vemos na próxima dica.

Elias Fernando

Autor do blog do site Aluno Bolsista